Cursos para trabalhar no banco: opções para seguir carreira

Cursos para trabalhar no banco: opções para seguir carreira

Qual curso fazer para trabalhar no banco? Essa é uma dúvida bastante comum para as pessoas que querem realizar o sonho de ingressar na carreira bancária e financeira, mas ainda não sabem por onde começar.

A área de finanças tem ficado cada vez mais concorrida, não a toa, afinal os salários e cargos são bastante atrativos e a busca por estabilidade financeira enche os olhos de vários profissionais.

Mas, para chegar lá, é preciso muito estudo e dedicação para se destacar no mercado. Para te ajudar nós separamos uma lista de cursos e capacitações que podem ser o pontapé inicial e te ajudar a alcançar a sua vaga no mercado financeiro

O UniBTA e a EA Banking School oferecem cursos de pós-graduação para você se destacar no mercado profissional.

Clique aqui e conheça os cursos.

Qual curso tem que ter para trabalhar no banco?

Cursos do ensino superior, técnicos e certificações específicas vão te ajudar a ingressar na carreira bancária e conquistar os melhores cargos e salários, mas saiba que não é só isso, vale a pena ficar de olho nas novidades e tendências de mercado para se qualificar e sair na frente da concorrência nos processos seletivos.

Outra boa dica é, durante o tempo de estudos, se possível, busque fazer estágios em instituições financeiras. Isso vai agregar mais valor ao seu currículo e te preparará melhor para conseguir a tão sonhada vaga na área financeira. Veja também nosso conteúdo com mais dicas de como trabalhar em banco.

Confira a seguir os melhores cursos para trabalhar em banco.

1. Administração de empresas

O curso de administração de empresas é um dos mais populares para quem quer trabalhar no banco. Na grade curricular do curso você aprenderá os mais variados aspectos que abordam toda a gestão de um negócio, deste a parte mercadológica até à financeira, matemática financeira, análise de custos, entre outros.

Com essa abrangência de conteúdo você poderá desempenhar diferentes funções na carreira bancária.

2. Gestão financeira

Se você quer aprender mais sobre recursos financeiros e investimentos, aplicando seus conhecimentos nos bancos, o curso de gestão financeira é ideal para você.

Com o conteúdo do curso você terá preparo para trabalhar com fluxos de caixa, faturamentos bancários, trabalhar com linhas de crédito, dentre outras atividades relacionadas nas agências bancárias.

3. Ciências contábeis

Outro bom curso para trabalhar em banco é o de Ciências Contábeis. Com essa formação a pessoa profissional dessa área pode atuar diretamente na gestão financeira do banco, acompanhando os gastos e ganhos, verificando impostos a pagar, cuidar de relatórios e afins.

4. Ciências econômicas

O curso de economia ou ciências econômicas é bastante importante para formar profissionais capazes de trabalhar na parte estratégica dos bancos.

Essa profissão capacita profissionais para entender tudo sobre a dinâmica do mercado financeiro e sobre o que pode influenciar no cenário econômico do país.

Com esses conhecimentos essa pessoa fará análises e poderá dizer quando é a hora do banco investir em novos projetos, se precisa fechar ou abrir novas agências, além de ser a pessoa mais indicada para orientar os clientes sobre as melhores aplicações financeiras.

5. Matemática e estatística

Pessoas que têm habilidade com números já tem, de certa forma, uma habilidade a mais para almejar carreiras relacionadas a bancos e finanças. Não seria diferente para profissionais com graduação em Matemática ou Estatística.

Quem se graduar em um desses dois cursos terá habilidades para fazer todo levantamento, processamento e análise de dados acerca dos bancos ou dos correntistas. Ou seja, terá embasamento para explicar os fenômenos e fazer boas previsões financeiras.

Essas aptidões são bastante buscadas em profissionais que trabalham em bancos.

Existem outros cursos como análises de sistemas, ciência da computação, marketing, gestão de pessoas, segurança da informação e até direito que também garantem bons cargos dentro dos bancos, mas não atuando diretamente com a gestão financeira e partindo para outras funções.

Leia também: O que faz um consultor financeiro e como se tornar um?

Certificações para trabalhar no banco

Além dos cursos de graduação e tecnólogos, existem certificações para trabalhar em banco, com o objetivo de assegurar um padrão de conduta entre os profissionais que atuam na área financeira e bancária perante a terceiros. Podem haver certificações para tipos diferentes de atuação, confira.

6. CPA 10

A CPA 10 é uma certificação considerada uma das mais básicas para quem quer atuar na área financeira e de investimentos na comercialização e distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de investimento.

7. CPA 20

Já a CPA 20 é especialmente para profissionais que desejam trabalhar na distribuição de produtos de investimento dos seguintes segmentos:

  • varejo;

  • alta renda;

  • private;

  • corporate;

  • investidores institucionais.

8. CEA

A CEA é a certificação para formar especialistas para assessorar gerentes de conta de clientes pessoas física em investimentos, podendo até indicar produtos.

9. AAI

O AAI é um exame de certificação para Agentes Autônomos de Investimentos, já que para seguir nessa carreira é preciso ser aprovado na prova da instituição Ancord, a única organização com aval para capacitar e credenciar profissionais para atuar nesta função.

10. CFP

O CFP é uma certificação internacional que prepara os profissionais para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal, que abrange 6 áreas de conhecimento:

  • planejamento financeiro e ética;

  • gestão de investimentos,

  • planejamento da aposentadoria;

  • gestão de riscos e seguros;

  • planejamento fiscal

  • planejamento sucessório.

Nós já falamos sobre a importância das certificações no mercado financeiro aqui no blog da EA, não deixe de ver mais detalhes sobre essas e outras certificações importantes para quem quer se aperfeiçoar ou ingressar na área.

Leia também: Quais as diferenças entre CPA-10 e CPA-20?

Esses são alguns dos cursos importantes para quem quer seguir a carreira bancária e se preparar para se destacar no mercado e receber os melhores salários dos bancos e do setor financeiro.

Aproveite para ver nosso conteúdo sobre as oportunidades para o trabalho autônomo no mercado financeiro e conheça as possibilidades. Até o próximo post!

Essa matéria é da EA Banking School da UOL. Clique aqui para conferir.

Depoimento de Daniel Gomes Teles

Ficamos felizes em receber esse depoimento que muito nos alegra! 😍 Muito obrigado, Daniel! Sucesso na sua trajetória profissional! 🚀🚀 “Olá, meu nome é Daniel.