ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

O profissional formado em Engenharia da Computação é capaz de projetar e construir hardware e software. Nessa área, o engenheiro de computação faz a integração de circuitos eletrônicos da máquina e desenvolve placas de ligação entre o equipamento e seus acessórios.

SOBRE O CURSO

O Bacharelado em Engenharia da Computação, prepara o profissional para realizar integrações de hardware e software utilizando as mais diversas linguagens de programação. Realiza desenvolvimento de aplicativos, circuitos lógicos, organização de computadores, engenharia de software, teste de software, redes de computadores, segurança da informação, concepção e idealização de jogos digitais, banco de dados, inteligência artificial, entre outros.

Para melhor aproveitamento do curso são contabilizadas como horas complementares a participação nos eventos acadêmicos da instituição, além da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso. Os eventos são abertos ao público em geral.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho busca por profissionais capazes de projetar soluções em tecnologia da informação, identificando problemas e oportunidades, criando protótipos, validando novas tecnologias e projetando aplicativos em linguagem de baixo, médio e alto nível. Implementam soluções em tecnologia da informação, gerenciam ambientes operacionais, elaboram documentação, fornecem suporte técnico e organizam treinamentos a usuários.

Solucionar problemas da vida real usando a computação. Para ser um bom profissional na área é preciso ter curiosidade, facilidade para resolver problemas, gostar de tecnologia, ter criatividade e sólidos conhecimentos em Ciências Exatas. Outra característica importante para o profissional de Engenharia de Computação é saber inglês. Isso porque a maioria das linguagens de programação são escritas neste idioma, assim como boa parte da literatura da área (pesquisas, manuais, projetos).

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Como todo engenheiro, deve registrar seu diploma no sistema CREA de seu Estado, para que possa atuar em sua profissão.

As áreas de atuação da Engenharia da Computação promissoras são:  

Tecnologia para gestão: desenvolve ferramentas digitais que apoiam a tomada de decisões estratégicas nas diversas organizações, como empresas e bancos ou na administração pública. 

Controle das Organizações: desenvolver ferramentas que simulem cenários e que contribuam diretamente para o aumento da competitividade, contribuem para controlar as áreas das organizações, como finanças, marketing, gestão da produção e gestão de pessoas.   

Gestão de Projetos: analisar problemas organizacionais, propor e planejar soluções e executar as melhorias propostas.  

Gestão de Processos: Empresas e outras instituições são gerenciadas por meio de procedimentos gerenciais que organizam a produção, as compras, as vendas e as demais atividades.  

Gestão de Qualidade: pode desenvolver e operar ferramentas digitais para monitorar o desempenho e a qualidade de todos os processos dentro de uma organização. 

Engenharia de Softwares e integração de sistemas: área de atuação de desenvolvimento de softwares e na integração de sistemas em todas as áreas de atividade. 

Automação para Integração de software e hardware: o profissional da engenharia da computação é responsável pelo desenvolvimento de soluções de automação, elaborando softwares e integrando esses sistemas às máquinas inovadoras. 

Inteligência artificial:  O profissional de engenharia da computação que trabalha com Inteligência artificial para criar máquinas que aprendem, criar sistemas que interagem com os usuários, aumentar a eficiência da produção, contribuir para o desenvolvimento de novos medicamentos, e novos processos cirúrgicos, melhorar os equipamentos e os sistemas de energia alternativa, criar novos materiais, estudar a nanotecnologia, controlar equipamentos que extraem petróleo do fundo do mar, entre outras áreas. 

Quer saber mais sobre nossa instituição?

Fale Conosco

Atendimento Comercial
(11) 94211-0538 (WhatsApp)

Seg/Sex: 9h às 21h
Sáb: 8h às 12h

Agora é com você! Dê o próximo passo em direção à sua futura carreira.

Conheça as Modalidades e Formas de Acesso disponíveis.
Assim como, a Matriz do Curso e os Valores.