Toma decisões, julga e sentencia casos. Pode atuar em diversas frentes, como Trabalho, Família, da Criança e do Adolescente etc.
Promove ações penais, instaura inquéritos e ações públicas. Controla a atividade policial e deve, por exigência, ser um bom conhecedor dos Direitos Humanos.
É o profissional designado pelo Estado para ajudar quem não tem condições financeiras de contratar um advogado.
Conduz investigações policiais, planeja e comanda operações de caráter sigiloso e executa medidas de segurança.
Ao escolher o Direito Civil e o Direito Processual Civil, o profissional deverá lidar com a representação de interesses individuais e particulares relacionados a bens, propriedades e questões familiares.
Aqui, o profissional poderá atuar em ONGs e empresas privadas em questões referentes à responsabilidade com o meio ambiente. Portanto, licenciamento ambiental, infrações e outros aspectos da legislação ambiental farão parte de seu dia a dia.
É a área do Direito relacionada aos aspectos jurídicos do comércio. Ou seja: o profissional vai defender os interesses de empresários e seus negócios. Desse modo, entram na área abertura e fechamento de empresas, questões envolvendo marcas e patentes, processos de falência e recuperação judicial etc. Além disso, elaboração de contratos e estatutos também entram aqui.
O Direito Digital é um dos novos ramos do Direito. E após o Marco Civil da Internet, essa área se tornou um mercado crescente. Por isso, o advogado especialista em Direito Digital é um profissional bastante valorizado. Neste ramo de atuação, ele será responsável por questões jurídicas relacionadas à internet e à informática. Prepare-se para lidar com relações entre usuários e seus provedores, além de todo tipo de e-commerce e bancos.
Com certeza, outra área muito movimentada no Direito brasileiro! Aqui, o advogado vai defender os interesses dos consumidores em relação a fornecedores de bens e prestadores de serviços. Para isso, ele deve conhecer à risca o Código de Defesa do Consumidor.
Trata-se de uma especialização do Direito Civil. Nesta área do Direito, o profissional vai atuar na representação e no auxílio de pessoas físicas e jurídicas na elaboração e assinatura de contratos.
Sem dúvida, é aqui que trabalham os advogados mais famosos da TV e do cinema. O advogado criminalista, profissional do Direito Penal atuará na preparação de acusação e defesa em ações relativas a crimes e contravenções, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Muito se modificou no Direito Penal ao longo da História do Direito.
Certamente, outro setor extremamente movimentado no nosso país. O advogado representará pessoas ou empresas em ações e disputas que envolvam empregado e empregador, além de questões sindicais e relacionadas à Previdência Social.
O profissional tributarista ficará responsável pelos princípios e normas referentes à arrecadação, às obrigações tributárias e às atribuições de órgãos fiscalizadores, bem como realizar a defesa do contribuinte no recolhimento de impostos. Para aqueles que optam pela carreira no setor privado, é importante estar atualizado de acordo com o mercado de trabalho. Atualmente, cada vez mais profissionais buscam especializações para conseguir se destacar nesse setor tão concorrido.
O Direito Imobiliário abrange os mais diversos tipos de operações. E, inclusive, faz intercâmbio com outras áreas do Direito, como por exemplo o Direito de Família e Tributário. É, portanto, um ramo do direito privado responsável por regular as relações jurídicas decorrentes da propriedade de bens imóveis.
O Direito Eleitoral é, como o próprio nome revela, a área do Direito que regula as relações jurídicas decorrentes dos processos eleitorais. E se baseia, então, sobremaneira, nas normas constitucionais sobre as competências e funções de cada ente federativo, além de outras normas reguladoras dos processos eleitorais. Embora fique em maior destaque nos anos eleitorais, é uma importante área de atuação na advocacia.
O Direito Administrativo é um ramo do Direito Público bastante clássico. Portanto, não é estranho ver profissionais atuantes nessa área do Direito. É, assim, o nicho de atuação da advocacia que trabalha com a regulamentação e as relações jurídicas decorrentes do exercício da Administração Pública. E possui, dessa forma, conexão com o Direito Constitucional. Dentro da área, um dos temas que ganham destaque é o Compliance.
Direito médico é a área do Direito que regula juridicamente os direitos e deveres decorrentes da relação entre médicos e pacientes, como as indicações de atuação em procedimentos de emergência e urgência, com destaque para as resoluções do Conselho Federal de Medicina. E tem, assim, ganhado destaque entre as áreas do Direito, sobretudo quando se trata de danos morais ou de falhas em atendimento que geram consequências graves.
O Direito Previdenciário é uma das áreas do Direito em ascensão e que pode crescer ainda mais nos próximos meses. Afinal, a Reforma da Previdência, está em votação e deve ser colocada em prática em breve. Isto deve gerar, então, diversas modificações noa cesso aos benefícios previdenciários, motivo pelo qual os advogados previdenciários devem ser demandados.