Com foco em um futuro sustentável, 8ª edição do SGTI reúne projetos inovadores

| Criado em 09/06/2021 às 17:34

A combinação entre tecnologia, inovação e criatividade dá o tom para os projetos da 8ª edição da SGTI (Semana da Gestão de Tecnologia e Informação), evento que tem como foco o desenvolvimento de novas ideias e a geração de oportunidades para jovens estudantes da região do Vale do Paraíba e da cidade de São Paulo. Após a apresentação das iniciativas dos alunos da graduação, são os estudantes do Ensino Médio técnico que compartilham suas ideias com o público.

No dia 12 de junho, a partir das 8h, será possível conhecer 20 trabalhos realizados pelos cursos de Mecânica e Mecatrônica. “Nós acreditamos no ensino pela prática, por isso consideramos a SGTI um dos mais importantes eventos anuais para o ciclo de aprendizagem. Desenvolvendo seus projetos para a Semana da Gestão de Tecnologia e Informação, esses jovens aprendem sobre colaboração, inovação, tecnologia e muitos outros conceitos que serão essenciais para o mercado de trabalho”, afirma Ana Paula Citro Fujarra Rodrigues, Coordenadora Pedagógica do CETEC.

No evento, que acontece de maneira remota via Microsoft Teams, o público terá a oportunidade de conhecer projetos como ‘O Elevador de transferência elétrico (ETE)’, que visa auxiliar pessoas com alguma dificuldade de locomoção dentro da sua moradia, e o projeto de prensa pneumática para reciclagem de latinhas de alumínio.

Futuro sustentável

Entre os dias 24 e 28 de maio, os alunos dos cursos de graduação também mostraram toda sua criatividade com projetos inovadores nas áreas de Gestão, Tecnologia, Saúde, Educação e Engenharia. Durante os cinco dias de evento, a feira científica reuniu alunos, professores orientadores, professores avaliadores, representantes da comunidade (empresários, poder público), coordenadores de

curso, Comissão Própria de Avaliação e Diretório Acadêmico. Neste ano, a semana ainda contou com a presença do Secretário da pasta de Administração e Finanças de São José dos Campos, que fez questão de participar da abertura do evento.

Em razão da pandemia, a edição foi realizada de maneira remota, por meio do Microsoft Teams. O público teve a oportunidade de conhecer iniciativas, como ‘Empodere um Catador’, criada para fortalecer os catadores de reciclagem, e ‘Descarte Certo’, ação de sustentabilidade que visa o descarte correto de máscaras de proteção. Mas a lista é extensa: foram, em média, 60 bancas por noite, e mais de 248 projetos apresentados.

A maioria dos projetos apresentam, a depender de cada área, resolução e conscientização dos problemas vivenciados nas cidades, para que elas se tornem cada vez mais inteligentes e habitáveis. “O SGTI é o espaço no qual os alunos podem mostrar seu conhecimento teórico adquirido, colocando-o em prática por meio de soluções criativas e inovadoras, pensando na construção de um futuro melhor para todos”, Andrea Micchelucci, coordenadora de pesquisa.