PEDAGOGIA

Pedagogia é o curso ideal para quem tem interesse em ensinar, orientar e educar pessoas em diversos estágios da vida, seja enquanto ainda estão dando os primeiros passos no mundo ou quando já atingiram a fase adulta. Estudioso das teorias de ensino e aprendizagem, o pedagogo pode atuar em diversas dimensões da Educação. Ensino infantil, fundamental e médio, gestão de escolas e coordenação de treinamentos em empresa são apenas alguns exemplos de áreas onde o profissional da Pedagogia pode atuar.

SOBRE O CURSO

A Licenciatura em Pedagogia, prepara o profissional para implementar, avaliar, coordenar e planejar o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas modalidades de ensino presencial e a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais, viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

 

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho o profissional poderá atuar no ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Em espaços não escolares, como museus, bibliotecas e brinquedotecas, onde elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários. Nas ONGs, elabora projetos educacionais, sociais e culturais, na pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos e atividades para crianças e jovens internados. Grandes resorts contratam o profissional para elaborar atividades recreativas e educacionais voltadas aos hóspedes, na maior parte das vezes, crianças. Além de jogos educativos virtuais também têm procurado o profissional, que assessora a equipe com conteúdos e metodologias pedagógicas.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O profissional com Licenciatura em Pedagogia está apto a atuar em várias áreas da Educação, seja como professor para as primeiras séries do ensino fundamental, com educação inclusiva para os portadores de deficiência ou na administração escolar e coordenação pedagógica.

Gestão escolar – Após concluir a pedagogia você pode fazer parte da equipe de gestão de instituições de Ensino Fundamental.   

Pedagogia Social – Você tem interesse em sociologia e a relação estrutural entre as pessoas? Isso pode ser estudado, também, do ponto de vista pedagógico. A Pedagogia Social é uma área que estuda as questões sociais, tal como região, raça, classe social etc., para entender como a formação educacional pode ser mais inclusiva. 

Psicopedagogia – Psicopedagogia visa entender as estruturas psicológicas no processo de aprendizado. Existem diversas estruturas cerebrais que trabalham a favor da aquisição de um conhecimento. Quando os professores têm ciência disso, é possível criar gatilhos para ativá-las e favorecer o aprendizado da turma. 

Educação Especial – A educação precisa ser inclusiva, mas, para isso, é preciso identificar alguns pontos de melhorias para que todos os alunos possam acompanhar os conteúdos ensinados. A área da Educação Especial estuda como ajudar as Pessoas com Deficiência (PcD) a terem acesso a um ensino de qualidade, conforme as suas necessidades individuais. 

Produção de material didático Sabe os livros que utilizamos em sala de aula? Eles passam por uma análise e um acompanhamento pedagógico para verificar se a metodologia é, de fato, eficaz. É o profissional da Pedagogia que se responsabiliza por esse trabalho. 

 A área da produção de material didático dá a você a oportunidade de atuar com escrita, revisão e análise de conteúdos pedagógicos. 

Pedagogia Hospitalar – Nem todas as crianças têm a oportunidade de estudar nas escolas. Algumas delas passam por tratamentos nos quais é necessário um período de internação. A Pedagogia Hospitalar tem justamente o objetivo de levar a educação até elas. 

Nessa área, é sempre importante considerar o contexto. Ambientes hospitalares não são a mesma coisa que as salas de aula. Por isso, é importante se especializar para saber como fazer as adaptações necessárias de ensino. 

Quer saber mais sobre nossa instituição?

Fale Conosco

Atendimento Comercial
(11) 94211-0538 (WhatsApp)

Seg/Sex: 9h às 21h
Sáb: 8h às 12h

Agora é com você! Dê o próximo passo em direção à sua futura carreira.

Conheça as Modalidades e Formas de Acesso disponíveis.
Assim como, a Matriz do Curso e os Valores.